ibqpbrasil.com.br

Passo a passo completo de como virar um profissional técnico

profissional técnico

 

Ser um profissional técnico é um passo importante na carreira de qualquer pessoa. Isso porque o diploma técnico pode representar um trampolim para uma futura faculdade ou para ascender profissionalmente depois de passar anos trabalhando como auxiliar.

De qualquer forma, o diploma técnico é muito valorizado hoje no mercado de trabalho. Isso porque o ensino tecnológico cresceu muito nos últimos anos. Parte dos estudantes que está se formando no Ensino Médio, portanto, adere à área técnica antes de optar por uma faculdade.

Há, portanto, vários caminhos para se tornar um profissional técnico:

  • técnico integrado: o aluno faz o Ensino Médio e o curso técnico;
  • técnico subsequente: o aluno faz somente o curso técnico;
  • presencial: o estudante tem que comparecer à escola;
  • semipresencial: o estudante faz parte do curso on-line e comparece ao polo;
  • EAD (Ensino a Distância): o aluno faz o curso todo por plataforma digital;
  • Certificação por Competência: o aluno não faz um curso, mas passa por um processo de aferição para obter o diploma técnico.

Portanto, como você viu, são inúmeras possibilidades. Você precisa, nesse sentido, avaliar qual se encaixa melhor no seu perfil.

Como dar início na trajetória da área técnica

Primeiramente, se você está prestes a concluir o Ensino Médio e ainda não pretende fazer uma faculdade, a saída é se matricular numa escola técnica, seja ela presencial ou on-line, pública ou particular. Há boas opções no mercado tecnológico.

No entanto, se você já trabalha na área, tem experiência e deseja ter um reconhecimento formal das suas habilidades, frequentar um curso teórico parece não fazer muito sentido.

Para você, portanto, o mais recomendado é passar pela Certificação por Competência.

Fique tranquilo, pois ela é reconhecida por lei. Nesse sentido, o processo é embasado pelo artigo 41 da Lei 9.394/96. Assim, o diploma é reconhecido em todo o território nacional.

Mas fique atento: a instituição que emite o certificado precisa ser registrada no Sistec-MEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação). Caso contrário, seu diploma não será aceito nos conselhos regionais.

Passo a passo para a aferição técnica

Portanto, para passar na Certificação por Competência é preciso seguir alguns passos importantes, que não podem ser pulados ou anulados:

  1. escolha uma instituição séria;
  2. envie a documentação solicitada;
  3. passe pela entrevista inicial;
  4. aguarde a aprovação da documentação;
  5. agende a prova de conhecimento teórico;
  6. faça o pagamento do processo;
  7. obtenha o diploma;
  8. registre-o no seu conselho profissional.

Falando assim, pode-se ter a impressão de que o processo é burocrático, mas na prática é bastante simples. Aliás, no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) o processo é 100% digital e você pode fazer tudo da sua casa, inclusive a prova.

Mas lembre-se: é preciso ter, no mínimo, 18 anos, o Ensino Médio completo e ter, pelo menos, 2 anos de experiência comprovada na área em que deseja ser certificado.

Para concluir, o passo a passo para ser um profissional técnico é simples e tem pequenas variações conforme o seu perfil. Assim, se você já é um profissional experiente, aproveite para otimizar seu currículo com um diploma por Certificação por Competência.

Agora que você já conhece melhor o processo entre no site Certificado por Competência e saiba como se tornar um profissional técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.