ibqpbrasil.com.br

Quais são os desafios da saúde do trabalhador na indústria 4.0?

A saúde do trabalhador na indústria 4.0 é um dos temas mais falados na área de SST (Segurança e Saúde do Trabalhador). Afinal de contas, será que os riscos aumentam ou diminuem nesse novo conceito de indústria?

Para simplificar, a indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, é o modelo de produção baseado na tecnologia. As tecnologias mais avançadas guiam as máquinas, equipamentos e processos internos. O objetivo é aumentar a produção com segurança e mais rapidez.

Sendo assim, não se assuste se em breve a indústria em que você trabalha se modernizar a tal ponto de ter robôs. Aliás, essa já é uma realidade em muitas indústrias.

Porém, a mão de obra humana sempre será importante. No entanto, ao lado de tanta tecnologia, como manter a saúde do trabalhador na indústria 4.0?

A indústria 4.0 já é uma realidade no Brasil?

Embora pareça uma novidade, a indústria 4.0 já é uma velha conhecida dos estudiosos. Por falar nisso, em 2011 o governo alemão usou o termo pela primeira vez. Ele desejava promover mudanças na maneira como as fábricas operavam.

Contudo, o Brasil ainda está se adaptando ao novo modelo de “fábricas inteligentes”. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), somente 2% das indústrias nacionais estão realmente inseridas no conceito de indústria 4.0.

Apesar disso, o uso da tecnologia em todos os processos industriais é capaz de movimentar até US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos, de acordo com estudo da própria ABDI.

Mas, como a transformação digital atingiu todas as áreas da sociedade, é muito provável que o trabalho nas indústrias também seja modificado nos próximos anos e de forma bastante acelerada.

Como preservar a saúde do trabalhador na indústria 4.0?

Muitos especialistas acreditam que a indústria 4.0 vai melhorar as ações de prevenção e controle da saúde e segurança do trabalhador. Nesse sentido, veja o que o uso da tecnologia pode trazer de melhorias no setor:

  • é possível prever riscos de determinada função com dispositivos na roupa do trabalhador;
  • o monitoramento da saúde do trabalhador pode ser feito por meio de tecnologia. Ela pode medir os riscos, como excesso de calor ou emissão de gases;
  • câmeras e outros dispositivos vão verificar as condições físicas do trabalhador. Eles usarão câmeras de medição de temperatura, equipamentos de frequência cardíaca ou de pressão arterial.

Dessa forma, como a tecnologia medirá mais a fundo as condições do ambiente e do trabalhador, serão reduzidos os riscos de acidentes e de doenças laborais.

Para concluir, a saúde do trabalhador na indústria 4.0 é uma das preocupações dos gestores e líderes para que o processo possa ocorrer sem maiores barreiras aqui no Brasil.

Nesse sentido, é importante que os profissionais de segurança do trabalho invistam em suas carreiras, já que o profissional continuará sendo muito requisitado na indústria 4.0.

Portanto, se você tem experiência na área, mas ainda não possui um diploma técnico que certifique o seu conhecimento e as suas habilidades, é hora de conquistar o seu! Entre no link e saiba como se tornar um Técnico em Segurança do Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.