Saiba como ser Técnico em Automação com o diploma por competência

O Técnico em Automação é requisitado no mercado industrial para operar equipamentos e máquinas que exijam tecnologia avançada

técnico em automação explica funcionamento de máquina a outro profissional

 

O uso da tecnologia na indústria é um caminho sem volta. Por isso, os equipamentos e maquinários vão exigir cada vez mais conhecimento técnico na sua operação. É aí que entra o Técnico em Automação. Por consequência, ter o diploma técnico na área significa ter melhores oportunidades de emprego.

Isso porque as indústrias buscam mão de obra qualificada e, apesar disso, ainda há poucos profissionais habilitados no mercado. Sendo assim, confira as informações deste artigo para ser um Técnico em Automação, principalmente se você já tem experiência neste mercado.

Veja o que faz um Técnico em Automação

Nesse sentido, um Técnico em Automação atua diretamente no desenvolvimento do projeto, instalação e execução de sistemas de controle e de automação que são utilizados nos processos industriais.

Dessa forma, um profissional da área divide a sua rotina entre operar, programar e manter os sistemas automatizados em operação. Por isso é tão importante a sua participação no processo industrial. Sem ele, portanto, a produção pode parar.

Além disso, o Técnico em Automação Industrial também produz perícias nos sistemas, emite laudos, elabora desenhos técnicos, interpreta diagramas, entre outras tarefas.

Nesse sentido, o salário médio deste profissional gira em torno de R$ 3.400,00, segundo o site Vagas.com, mas dependendo da indústria pode ser maior devido aos adicionais e complementos.

Requisitos

Portanto, o Técnico em Automação precisa ter um perfil bastante peculiar, com destaque para requisitos como:

  • proativo;
  • disciplinado;
  • organizado;
  • detalhista;
  • destreza com cálculos;
  • bom relacionamento interpessoal.

Descubra como tirar o diploma por competência

Portanto, para ser um Técnico em Automação Industrial você tem dois caminhos: fazer um curso técnico com duração média de dois anos ou passar pelo processo de Certificação por Competência.

Sendo assim, se você ainda não conhece o procedimento, acesse o link de como tirar o diploma técnico e saiba mais.

Mas só para complementar, a certificação é destinada a pessoas com mais de 18 anos e que já tenham dois anos de experiência na função, seja como auxiliar ou outra colocação que o encaixe no dia a dia da área.

Portanto, é possível apresentar a sua qualificação, passar por um teste teórico e totalmente digitalizado para, finalmente, ter o seu diploma técnico.

Sendo assim, o processo é amparado pela Lei Federal 9.394/96, em seu artigo 41, que diz respeito à certificação de pessoas que já têm conhecimento prático na área.

O documento, por sua vez, é emitido pelo Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), que é habilitado para a emissão, e chega até você em até três meses.

Com o diploma, por consequência, é possível fazer o registro no CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais) e conseguir a sua carteirinha que é exigida em algumas empresas.

Para concluir, o Técnico em Automação pode trabalhar em indústrias de vários segmentos, encontrando um mercado em expansão devido ao uso da tecnologia.

Então, agora que você já conhece a Certificação por Competência como Técnico em Automação acesse o site e tire outras dúvidas com o analista de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *