Técnico em Administração: descubra como ter diploma por competência

Com o diploma, o profissional pode participar de concursos públicos, arrumar emprego na área e obter o registro no CRA

 

técnica em administração de braços cruzados e sorrindo

 

Você já tem experiência em serviços administrativos? Então, você pode ter acesso ao processo de Certificação por Competência na área de Técnico em Administração. Mas antes saiba como essa profissão vem crescendo e ele se tornando um dos diplomas mais desejados.

Primeiramente, é importante deixar claro que o Técnico em Administração encontra muitas vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho.

Isso porque ele pode trabalhar no setor público (através de concurso público ou processo seletivo) ou no privado. Portanto, sua atuação não está restrita a um único departamento, mas ele pode circular por todos os setores da empresa.

Veja mais detalhes a seguir.

Atuação: onde e como o Técnico de Administração pode conseguir emprego

Como você viu acima, o Técnico de Administração pode trabalhar no setor público e privado. Por isso, para conseguir emprego na área é importante ficar atento aos editais de concursos públicos abertos nas prefeituras. Já no setor privado, é interessante se cadastrar nos sites de emprego e também no LinkedIn para receber notificações das vagas diretamente no seu e-mail.

Outro ponto importante, também, é estar sempre antenado às novidades do setor, com leituras atualizadas sobre o mundo corporativo. Assim, você pode impressionar o entrevistador no processo seletivo.

É interessante lembrar que o salário inicial de um Técnico em Administração é de R$ 1.575,00, mas pode chegar a R$ 2.756,00, conforme os sites de emprego, devido às políticas internas de cada empresa e ao padrão da região.

Assim, na prática, o Técnico em Administração exerce diversas atividades, como:

  • suporte aos departamentos da empresa, como comercial, administrativo, financeiro e de pessoal;
  • guarda de documentos;
  • cronograma de equipes;
  • apoio em balancetes;
  • suporte em pagamentos;
  • organização de eventos internos.

Certificação por Competência: como ser um Técnico em Administração

Como foi falado no início deste artigo, se você já tem experiência de dois anos ou mais na área e possui mais de 18 anos de idade, pode requerer o diploma por competência, que é fornecido pelo Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).

O primeiro passo é procurar um atendente, enviar os documentos solicitados, marcar a prova teórica, fazer o pagamento das custas da certificação e aguardar o certificado. Tudo isso, portanto, se for aprovado nas etapas iniciais.

O diploma em papel é enviado no endereço informado em um prazo de até três meses. Sendo assim, com o documento em mãos é possível obter o registro no CRA (Conselho Regional de Administração) e, assim, trabalhar tranquilamente.

Só para complementar, o processo é amparado pelo artigo 41 da Lei Federal 9.394/96, que possibilita a certificação de pessoas com experiência no mercado, sem precisar passar por um longo curso.

Dessa forma, com o diploma em mãos, abre-se a possibilidade de conquistar melhores postos no mercado de trabalho, ganhar mais e até se sentir mais realizado profissionalmente. Aliás, o diploma não indica fim dos projetos e estudos, pois você pode ingressar numa graduação e se tornar um profissional de nível superior.

Em resumo, o Técnico em Administração encontra uma boa aceitação no mercado de trabalho, que carece de profissionais qualificados.

Dessa forma, o IBQP oferece a diplomação em Técnico de Administração. Basta acessar o site e agendar uma conversa com os nossos analistas de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *