Técnico em Telecomunicações: como tirar o diploma por competência

O Técnico em Telecomunicações trabalha em empresas de suporte técnico e concessionárias de telefonia, tevê e rádio

técnico em telecomunicações em antena de celular fazendo um reparo

 

O Técnico em Telecomunicações é uma peça-chave para que você navegue na internet, escute um rádio ou veja um programa divertido de tevê. Isso porque este profissional atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações. Mas o que é preciso para ser um técnico? Saiba detalhes neste artigo.

Primeiramente, é bom esclarecer que a área de atuação do Técnico em Telecomunicações é bastante ampla. Isso porque há muitas empresas de telefonia, de internet e de consultoria nesses serviços que estão em atividade atualmente.

Sendo assim, confira a seguir mais especificidades da profissão e os salários pagos no mercado.

Funções do profissional: instalação e reparação de redes

Como você viu acima, o Técnico em Telecomunicações é um profissional atuante no mercado de tevês por assinatura, telefonia fixa e móvel, rádio e tevê. Assim, ele oferece soluções tanto para pessoas físicas quanto para empresas que precisam melhorar seus canais de telecomunicações.

Dessa forma, o profissional é capacitado para instalar, reparar e oferecer suporte aos clientes das concessionárias para que os serviços cheguem com o sinal contratado.

Além disso, o Técnico em Telecomunicações trabalha dentro das normas de segurança do trabalho, saúde e preservação ambiental. Isso porque o profissional pode atuar tanto em trabalho em altura quanto em atividades que possam trazer resíduos ao meio ambiente.

Nesse sentido, os salários são atrativos. Inicialmente, o técnico da área pode ganhar R$ 1.968,00, mas com o tempo e a experiência adquirida, seu salário pode passar para R$ 3.255,00, segundo sites de vagas de empregos.

Então, para saber mais sobre como se destacar no mercado, leia mais informações a seguir.

Certificação por Competência: saiba como se tornar um Técnico em Telecomunicações

O que você precisa saber é que para se tornar um Técnico em Telecomunicações não é preciso fazer um curso presencial ou a distância. Isso porque existe a Certificação por Competência.

Desse modo, ela é um procedimento que avalia o candidato no sentido de comprovar se ele tem experiência na área ou, como o próprio nome diz, competência no segmento em que atua.

Sendo assim, o primeiro passo é comprovar que você tem, pelo menos, dois anos de experiência na área. A experiência, portanto, pode ser comprovada através de registro em carteira de trabalho ou ainda por contrato de trabalho como prestador de serviços.

Nesse sentido, o candidato ao processo de Certificação por Competência tem o diploma no endereço residencial em menos de três meses. O procedimento é conduzido pelo Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), que tem certificação ISO 9001:2015.

Concluindo, o Técnico em Telecomunicações pode trabalhar em concessionárias, empresas de consultoria, empresas de assessoria técnica e de suporte. Mas ele também pode abrir um pequeno negócio como prestador de serviços.

Portanto, para reduzir a burocracia e facilitar a sua entrada no mercado de trabalho, o IBQP oferece o certificado por competência para Técnico em Telecomunicações.

Sendo assim, se você tem interesse em conhecer melhor as etapas do processo, o valor do investimento e os prazos de duração, acesse o site e entre em contato com nossos analistas de atendimento.

2 Responses to “Técnico em Telecomunicações: como tirar o diploma por competência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *