Veja como tirar Certificação por Competência em Técnico em Edificações

O profissional trabalha na construção civil, dividindo sua jornada entre o escritório e o canteiro de obras

técnico em edificações observando projeto de construção civil

 

O setor de construção civil movimenta ampla mão de obra. Mas uma das funções mais importantes é a do Técnico em Edificações. O profissional é responsável por coordenar a obra, servindo como um apoio aos engenheiros. Sendo assim, é ele quem, de fato, coloca a mão na massa. Para conhecer mais sobre a profissão e como se tornar um profissional diplomado pela Certificação por Competência acompanhe a leitura deste artigo.

Independentemente do tamanho da obra e da sua finalidade, é importante manter a organização das equipes no canteiro de obras. Dessa forma, é essencial ter um profissional diretamente no comando da construção. Somente assim, portanto, a equipe trabalha sob uma liderança única, tendo em mente prazos e formas de trabalho.

Sendo assim, veja a seguir as principais atribuições desse profissional.

Confira as principais responsabilidades do Técnico em Edificações

Costuma-se dizer, portanto, que o Técnico em Edificações é um profissional polivalente. Isso porque ele precisa ter flexibilidade para atuar em várias frentes e possuir conhecimento diverso em elétrica, hidráulica e princípios da engenharia civil.

Sendo assim, anote as principais atribuições do profissional:

  • planejar;
  • projetar;
  • executar;
  • administrar;
  • desenhar projetos;
  • definir materiais de construção necessários;
  • organizar equipes de trabalho;
  • solicitar orçamentos;
  • elaborar cronogramas de obras.

Em síntese, o Técnico em Edificações divide sua jornada entre o escritório e o canteiro de obras. Além de tudo isso, ele também precisa estar atento ao cumprimento de normas, como as de segurança do trabalho, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e eventuais riscos ao meio ambiente, que precisam ser eliminados.

Então, como foi dito, o profissional pode trabalhar em várias frentes. Mas, sobretudo, seu trabalho está voltado à construção civil, seja de imóveis residenciais ou comerciais.

Assim, não existe uma tabela padrão de salários pagos na categoria. Sabe-se, apenas, que o Técnico em Edificações pode ter um salário inicial de R$ 1.098,00 e alcançar R$ 5.300,00 dependendo da região e da construtora empregadora.

Entenda como tirar a Certificação por Competência

Como você já deve ter ouvido falar, a Certificação por Competência não é um curso. Ela é um processo no qual o candidato é avaliado conforme seu conhecimento e experiência. Se for aprovado, ele tem o diploma. Aliás, o documento tem a mesma validade do emitido num curso normal. O profissional não pode, portanto, ser discriminado no mercado de trabalho.

Entre as exigências para participar desse procedimento estão: idade mínima de 18 anos, experiência comprovada de dois anos, documentos em dia, aprovação na prova teórica e pagamento das custas do processo.

Dessa forma, após cumprir todas essas exigências, o Técnico em Edificações tem direito a tirar seu diploma e, na sequência, o registro no CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais).

É bom lembrar que o certificado por competência é amparado pelo artigo 41 da Lei Federal 9.394/96. Sendo assim, o diploma é reconhecido pelo MEC e registrado no Sistec, ou seja, órgão do Ministério da Educação que valida os cursos técnicos no país.

Para concluir, o Técnico em Edificações encontra boas oportunidades no mercado de trabalho, mas para isso precisa investir nele mesmo.

Conheça os detalhes do processo de certificado por competência em Técnico em Edificações agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *